Nossa
Liderança

José Eduardo MotTa

CEO

ver perfil

José Eduardo MotTa

CEO

José Eduardo Motta tem extensa experiência no segmento de fertilizantes, com 30 anos de atuação. Nos últimos dez anos, alavancou a operação da Fertilizantes Tocantins de 20 mil toneladas para 2 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de dez vezes, em 2018. Fundou a primeira fábrica da FTO em Porto Nacional (TO), em 2003, e as unidades seguintes nas cidades de São Luís (MA), Querência (MT) e Barcarena (PA) – entre 2010 e 2015 – além de uma filial comercial em Luiz Eduardo Magalhães (BA), para importação e distribuição de insumos. Em 2016, vendeu o controle acionário para a EuroChem e continuou como CEO da companhia. 

Executou a transferência estratégica da sede administrativa de Palmas (TO) para Goiânia (GO), em julho de 2017, e a construção de três novas plantas nos municípios de Sinop (MT), Catalão (GO) e Araguari (MG). O plano de negócios prevê a consolidação desses mercados na região Centro-Sul do País nos próximos anos e o desafio de posicionar a empresa entre as 3 maiores do setor.

José Eduardo tem MBA em Formação Geral de Altos Executivos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e cursou o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (PDC) na Fundação Dom Cabral (FDC).

Divino Gondim

Vendas C.Norte

ver perfil

Divino Gondim

Vendas C.Norte

Divino Gondim é responsável por definir e implementar a estratégia comercial no Centro-Norte do Brasil, que abrange a região MAPITOPABA (Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Bahia) e Nordeste do Mato Grosso (Vale do Araguaia), assim como os demais estados do Norte e Nordeste. Responde por uma ampla carteira de vendas com atendimento a diversos segmentos de mercado, como produtores rurais, revendas, cooperativas, agroindústrias e traders, dentre outros tipos de negócios.

Trabalha no agronegócio há 25 anos, sendo 12 anos dedicados a fertilizantes. Tem amplo conhecimento em temas como a origem de matéria-prima, crédito rural e insumos agrícolas. Antes de ingressar na Fertilizantes Tocantins, atuou em empresas importantes entre as quais Louis Dreyfus Company, na originação de matéria prima e Rabobank Brasil, na área de crédito rural.

Divino Gondim é graduado em Economia e pós-graduado em Economia aplicada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com curso de gestão de pessoas na Fundação Dom Cabral (FDC).

Eric Santos

Vendas C.Sul / Marketing /
Produtos Premium / Suprimentos

ver perfil

Eric Santos

Vendas C.Sul/MKT/Vendas Técnicas

Eric Santos é responsável pela diretoria de vendas nos novos mercados de atuação da Fertilizantes Tocantins nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Estruturou equipe de vendas e redes de canais e clientes nessas novas regiões. A ele coube a definição das estratégias de desenvolvimento e implementação da nova área de produtos especiais da FTO no Brasil, bem como a administração de vendas para organizar o processo comercial de expansão. Em janeiro de 2017 assumiu a diretoria de suprimento de Matéria Prima para fertilizantes, com o objetivo de estruturar a equipe de gestão e planejamento para abastecimento de todas as plantas industrias da Fertilizantes Tocantins.

Com 20 anos de experiência como Diretor Comercial, Operações e Suprimentos no mercado de distribuição de fertilizantes, Eric Santos atuou também como membro do conselho de administração da Península Norte, uma Joint Venture com a Agrex/Mitsubishi e membro do conselho da Penisulpar, no Paraguai.

Eric Santos é graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Pablo Pusterla

Recursos Humanos

Ver perfil

Pablo Pusterla

Recursos Humanos

Pablo Pusterla é responsável pela agenda organizacional da empresa, dando suporte ao plano de crescimento da Fertilizantes Tocantins no Brasil. Responde pela implementação de processos de desenvolvimento de pessoas, tais como programas de jovens profissionais e políticas de atração e retenção de talentos. É também responsável pelo alinhamento global de políticas e processos de RH no país, junto as demais filiais da EuroChem em todo o mundo.

Trabalhou diversos anos na Tenaris, onde passou por posições de crescente responsabilidade no Brasil, Argentina e no Sudeste Asiático. Sua última posição antes de ingressar na FTO foi como Diretor de RH – Brasil na empresa americana de alimentos Ingredion.

Pablo Pusterla é graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com extensão em Desenvolvimento de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Henrique Costa

Finanças

ver perfil

Henrique Costa

Finanças

Henrique Costa é Vice-Presidente e Diretor Financeiro na Fertilizantes Tocantins. Teve atuação expressiva no processo de consolidação da Fertilizantes Tocantins com a EuroChem e, desde então, atua como responsável pela agenda estratégica nas áreas de Finanças, Controladoria, Jurídico, Crédito, TI e pela área de Compras da empresa. Como Vice-Presidente da FTO, ainda responde pela definição e acompanhamento dos principais parâmetros de volume e rentabilidade dos negócios em consonância com as expectativas dos acionistas, assim como assegura a correta alocação dos recursos da empresa, de acordo com o plano de crescimento de negócios estabelecido. 

Construiu a maior parte de sua carreira no setor financeiro, ao todo mais de 22 anos. Iniciou como trainee no BankBoston, em São Paulo (SP); trabalhou no Rabobank International, onde foi Managing Director em Nova York (NY). Foi também Vice-Presidente Executivo e Financeiro da Petra Energia S/A. 

Henrique Costa é graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem Mestrado em Economia pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica.

Nicolas Cereza

Logística

ver perfil

Nicolas Cereza

Logística

Nicolas Cereza é responsável pela movimentação das diversas matérias-primas para abastecimento das plantas da Fertilizantes Tocantins e entrega dos produtos aos clientes. Um de seus papéis é, dentro da complexidade da malha viária, disponibilidade de transporte em grandes modais e extensão territorial do nosso país, planejar uma execução logística eficiente, tanto no abastecimento como, principalmente, na entrega dos produtos aos clientes finais. A gestão portuária e de grandes contratos de transporte multimodal também estão sob sua gestão.

O diretor desenvolveu sua carreira no ramo do agronegócio, contando com mais de 14 anos de experiência em commodities agrícolas nas áreas de projetos, engenharia, logística e operações de grandes empresas, nacionais e multinacionais. Nicolas tem passagens pela CHS (maior cooperativa agrícola dos EUA), Agrovia S.A. (empresa especializada em transporte de commodities agrícolas), ED&F Man (trading de commodities) e IMCOPA (empresa especializada em processamento, armazenamento e distribuição de derivados de soja). 

Nicolas Cereza é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem formação em Leading Operational Excellence no MIT e possui MBA em Gestão da Produção pela FAE Business School.

Nelson Canato

Operações

ver perfil

Nelson Canato

Operações

É responsável pela gestão do projeto estratégico de construção das novas unidades do grupo (nos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais), assegurando que os mesmos sejam entregues dentro do cronograma e de acordo com o orçamento designado. Também responde pela área de operações das unidades da empresa situadas na região Centro-Norte (Barcarena – PA, Porto Nacional – TO, Querência – MT e São Luís – MA), de forma a garantir o atendimento da produção das carteiras de clientes com os requisitos de qualidade e prazos estipulados.

Nelson Canato trabalhou na Votorantim, na área de manutenção, e depois teve longa experiência na Copebrás, do grupo Anglo American, onde atuou como Diretor Executivo do negócio de fosfatos. Antes de ingressar na Fertilizantes Tocantins, sua última posição foi como Vice-Presidente de Operações na MbAC Fertilizer.

Nelson é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-graduado em Gerenciamento da Manutenção (FEI-SP), com MBA Executivo no Insper-SP.