Lieven Cooreman se junta a Fertilizantes Tocantins como Vice-Presidente e a Eurochem como Head da Divisão Comercial na América do Sul

Desde o início, a parceria entre FTO e Eurochem se tornou um dos casos mais dinâmicos de crescimento sólido e de sucesso na história do mercado de fertilizantes no Brasil e no mundo. Com o objetivo de alavancar ainda mais essas sinergias assim como acelerar nosso plano de negócios, José Eduardo Motta – CEO da Fertilizantes Tocantins informa a todos a respeito da contratação de Lieven Cooreman como Vice-Presidente da FTO & Head da Divisão Comercial da Eurochem na América do Sul, a partir de 13 de abril de 2020.

Lieven se junta a FTO, trazendo grande conhecimento e experiência no negócio que se alinham perfeitamente às nossas competências e valores. Como Vice-Presidente da FTO, ele trabalhará próximo a José Eduardo Motta para juntos, continuarem o desenvolvimento do plano de negócios e promover o alinhamento mais profundo das duas empresas. Ele substituirá Henrique Costa que detinha esta posição desde o início da parceria entre a FTO e Eurochem. Henrique seguirá como Diretor Financeiro (CFO) e será uma pessoa chave no suporte à próxima fase de crescimento da empresa. Adicionalmente, como responsável pela Divisão Comercial da Eurochem na América do Sul, Lieven responderá pela definição e execução da estratégia regional e da liderança de pessoas.

Tendo sempre atuado em posições executivas nas indústria de mineração, fertilizantes e de logística, Lieven teve sua mais recente experiência como CEO do Porto Sudeste do Brasil, um terminal de cargas com capacidade de exportação anual de 50 milhões de toneladas, e da Mineração Morro do Ipê, que processa uma quantidade significativa de minério de ferro em Minas Gerais, ambas empresas controladas por Trafigura e Mubadala Capital. Ele se tornou uma pessoa conhecida e respeitada no mercado de fertilizantes brasileiro quando atuou em posições executivas na Galvani e Yara International. Nascido na Bélgica, Lieven que vive há mais de 20 anos no Brasil, tem uma formação em Engenharia Metalúrgica pela K.U. Leuven, e possui pós-graduação em física pela Universidade de Buenos Aires.

Em nome da Eurochem, Charles Bendana – Chief Commercial Officer – reforça também a importância de continuar a desenvolver a FTO como uma plataforma de vendas, impulsionando ainda mais a posição da empresa na região agrícola que mais rápido cresce no mundo, possibilitando que a Eurochem se torne a líder global nesse segmento. Nesse sentindo, Lieven será um líder envolvente que, junto com todos os colaboradores da FTO, terá um papel fundamental na realização dos planos de empresa na região.

A respeito de seus novos desafios na Eurochem / FTO, Lieven destaca sua alegria e orgulho de ter a oportunidade de fazer parte desta equipe, que vem demonstrando, ao longo dos anos, ter uma forte determinação e orientação para resultados e atitudes cooperativas que são competências imprescindíveis para podermos alcançar os nossos planos na América do Sul.